Promover a integração de diferentes instituições da irmandade Santa Marcelina, na perspectiva da pesquisa, estimulando a troca de conhecimentos/experiências por meio de palestras e apresentação de trabalhos científicos, referentes às diferentes linhas de cuidado, envolvendo os distintos níveis de atenção, procurando aperfeiçoar a transição do cuidado, baseando-se nas melhores evidências científicas.

HORÁRIO

8:00h às 17:00h

DATA

15 a 19 de outubro de 2024

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

A II Jornada Científica Santa Marcelina Saúde, Cultura e Educação está programada para ser realizada de 15 a 19 de outubro de 2024. Desta forma, vimos convidar todos os colaboradores a inscreverem seus trabalhos. 

Os trabalhos podem ser no formato de relatos de experiência, relatos de caso, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, especialização, residência, e até mesmo trabalhos de mestrado e/ou doutorado de colaboradores. 

Embora o evento seja só em outubro, deixaremos as inscrições abertas até 18 de agosto de 2024, para que todos tenham tempo suficiente para produzir seus trabalhos e a comissão avaliadora tenha tempo suficiente para avaliá-los.

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

  • Divulgue os seus melhores projetos: aprenda como escrever um resumo para submissão à Jornada Científica – cursos gratuitos

    Sabemos que muitos colaboradores têm interesse em escrever trabalhos sobre experiências construídas em sua rotina de serviços, que trouxeram benefícios aos usuários, aos profissionais e aos serviços, mas que não têm muita familiaridade com a produção de relatos de experiência. Sendo assim, produzimos um curso rápido de 2 (duas) horas sobre a produção de relatos de experiência, que pode ser acessado gratuitamente, a partir do cadastro na AAGAPE. O curso também apresenta todos os documentos necessários para que o seu relato de experiência cumpra normativas institucionais e éticas. Para realizar este curso, CLIQUE AQUI.

    Se você pretender desenvolver um relato de caso, onde vai apresentar informações mais específicas de um determinado caso clínico, lembre-se que precisa obter autorização do Comitê de Ética em Pesquisa. Você pode ter acesso ao curso gratuito “Como obter autorização do CEP para o relato de caso?”  pela  AAGAPE. Para realizar este curso, CLIQUE AQUI.

  • ORIENTAÇÕES AOS AUTORES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

    Todos os trabalhos enviados serão avaliados.

    De acordo com a avaliação realizada pela Comissão Científica os trabalhos podem ser indicados para serem apresentados na Jornada ou não. Caso tenham sido aprovados o(a) autor(a) principal receberá um e-mail com o link para o preenchimento do formulário e inserção do trabalho e dos demais documentos, conforme explicado a seguir.

    A princípio, todos os trabalhos a serem apresentados na Jornada deverão ser preparados em formato de Banner.

    Os autores dos 10 melhores trabalhos de cada um dos temas serão convidados a realizar uma apresentação oral durante a Jornada. Como é preciso concluir a avaliação de todos os trabalhos para saber quais foram os que obtiveram as melhores notas, por enquanto não é possível indicá-los. O prazo dado aos avaliadores para conclusão das avaliações é 30 de setembro, portanto, assim que concluída essa etapa, a Comissão Científica começará a enviar e-mails para os autores dos melhores trabalhos convidando-os para a apresentação oral. Mas, mesmo que o trabalho seja indicado para a apresentação oral, é importante que o banner seja confeccionado para ficar disponível no site da Jornada, para aqueles que não puderem assistir à apresentação oral, possam contemplar o trabalho no site.

    Durante a apresentação dos 10 melhores trabalhos de cada tema, haverá uma banca avaliadora que pode ser formada por colaboradores do Santa Marcelina ou por profissionais externos convidados. A banca indicará os 3 (três) melhores trabalhos que receberão a premiação referente ao tema.

    O PRAZO PARA ENVIO DOS BANNERS É 08/10/2024.

  • COMO PREPARAR SEU BANNER

    Estamos disponibilizando o arquivo ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DO BANNER 2024. Este arquivo mostra em detalhes como preparar o seu banner.

    Também disponibilizamos o arquivo TEMPLATE BANNER , para que os autores possam preparar os seus trabalhos de acordo com o modelo proposto pelo evento. É imprescindível que o nome do arquivo seja o título do trabalho, grafado em LETRAS MAIÚSCULAS.

    Uma questão importante a observar é em relação às imagens a serem utilizadas no Banner. Todas as pessoas que aparecerem na imagem exposta no Banner devem autorizar o uso de sua imagem.  Desta forma, disponibilizamos o arquivo TERMO_DE_USO_DE_IMAGEM_JORNADA, no formato editável, para que os autores possam utilizar no caso de colocarem imagens de pessoas em sua apresentação.

    Portanto se o(a) autor(a) pretende usar imagens no seu banner, solicitamos que preencha o TERMO_DE_USO_DE_IMAGEM_JORNADA e solicite à pessoa cuja imagem será apresentada, que assine, autorizando o seu uso, escaneie ou fotografe o termo assinado e insira no formulário que irá preencher quando for encaminhar o Banner.
    No caso de aparecerem várias pessoas na fotografia a ser apresentada, por favor, junte todos os termos em um único arquivo em formato PDF e insira no local adequado.

    Lembramos que esse termo só pode ser utilizado para imagens referentes aos “relatos de experiência”, com cenas do cotidiano das equipes, não pode ser utilizado em caso de “Relato de casos”, onde se expõe tratamento de pacientes. Estes últimos só podem ser apresentados se estiverem devidamente autorizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

    Se o(a) autor(a) utilizar imagens no seu “relato de experiência” ou “Relato de caso”, produzidas por ele, ou por algum colega, deve preencher o TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS PATRIMONIAIS AUTORAIS FOTOGRÁFICOS, escanear e inserir no local adequado no formulário que irá preencher quando for encaminhar o Banner. Esse documento autoriza a instituição a utilizar as fotografias e precisa ser preenchido, uma vez que os banners ficarão expostos no site da Jornada.  

    No caso do trabalho se enquadrar no formato de “Relato de Caso”, com apresentação de caso clínico, por favor, insira no formulário a ser preenchido para o envio do trabalho a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa que autorizou a realização do trabalho.

    A Comissão Científica tem a intenção de publicar os Anais do evento, durante a Jornada ou posteriormente. Durante a avaliação dos trabalhos os avaliadores foram solicitados a responder se o trabalho está adequado para a publicação nos Anais do evento, que é um processo diverso da apresentação do trabalho no evento. Observou-se que alguns trabalhos foram aprovados para serem apresentados no evento, porém não foram aprovados para a publicação nos Anais, onde há todo um rigor científico e de escrita a ser observado.

    Considerar que, se o trabalho foi aprovado para a apresentação em formato de banner, já é um bom começo!!!!!!!!!

COMISSÃO CIENTÍFICA

INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DA COMISSÃO CIENTÍFICA

PROGRAMAÇÃO

  • 15/10 – Faculdade Santa Marcelina

    SAÚDE DO ADULTO E IDOSO

    9h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
    Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): panorama geral e abordagem do diabetes na realidade brasileira e internacional.

    10h – Auditório Luigi Biraghi – Mesa Redonda
    Como construir uma rede de cuidados humana para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis com ênfase no Diabetes Melitus.

    INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO LUIGI BIRAGHI 

    12h – Intervalo para Almoço

    13h às 14h20 – Laboratórios de Enfermagem – Oficina (Turma 1)
    Oficina de hipodermóclise para cuidados paliativos.

    INSCRIÇÃO – TURMA 1 ↑

    14h40 às 15h45 – Laboratórios de Enfermagem – Oficina (Turma 2)
    Oficina de hipodermóclise para cuidados paliativos.

    INSCRIÇÃO – TURMA 2 

    13h às 14h20 – Laboratório de Técnicas Cirúrgicas – Oficina (Turma 1)
    Oficina de avaliação do pé diabético.

    INSCRIÇÃO – TURMA 1 

    14h40 às 15h45 – Laboratório de Técnicas Cirúrgicas – Oficina (Turma 2)
    Oficina de avaliação do pé diabético.

    INSCRIÇÃO – TURMA 2 

    13h às 15h30 – Auditório Luísa Vans – Comunicações Coordenadas (Turma 1)
    Oficina de espiritualidade na saúde do idoso.

    INSCRIÇÃO OFICINA – TURMA 1

    13h às 14h15 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
    Abordagem de alta performance da pessoa idosa na RAS: Cuidados mínimos, intermediários e intensivos.

    14h15 às 15h30 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
    Métodos Dialíticos na Pessoa Idosa.

    INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO SOFIA MARCHETTI

    13h às 14h15 – Auditório São José – Comunicações Coordenadas
    Abordagem da pessoa idosa na RAS: reabilitação e cuidados paliativos.

    14h15 às 15h30 – Auditório São José – Comunicações Coordenadas
    Abordagem da Polimedicação na Pessoa Idosa.

    INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO SÃO JOSÉ

    13h às 15h30 – Sala 521 – Comunicações Coordenadas
    Apresentação de trabalhos selecionados.

    INSCRIÇÃO

    16h às 17h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
    O uso de inteligência artificial na pesquisa de alta performance de base populacional nas pessoas adultas e idosas.

    Premiação dos trabalhos relativos ao tema.

    INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA
  • 15/10 – Hospital Itaim Paulista

    SAÚDE MENTAL

    9h – Auditório Guedes – Palestra Magna
    O cuidado da pessoa com depressão na sociedade hoje.

    10h – Auditório Guedes – Mesa Redonda
    Desafios e perspectivas do cuidado em saúde mental nos diversos níveis de atenção à saúde.

    INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO GUEDES ACESSE A PALESTRA MAGNA

    12h – Intervalo para Almoço

    13h às 15h30 – Auditório Guedes – Comunicações Coordenadas
    A Reabilitação psicossocial na Rede de Atenção à Saúde.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Auditório Interno – Comunicações Coordenadas
    Apresentação de trabalhos selecionados sobre o tema.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Transmissão online – Comunicações Coordenadas
    Workshop: abordando o suicídio na prática.

    INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA

    Agitação Psicomotora – Desafios e abordagens.

    INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA

    Transtornos do Neurodesenvolvimento.

    INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA

    A enfermagem nos diversos níveis de atenção.

    INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA

    A identificação da pessoa neurodivergente na vida adulta.

    INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA

    16h – Auditório Guedes – Palestra Magna
    Abordagem nas dependências na rede de atenção à saúde.

    Premiação dos trabalhos relativos ao tema.

    INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA 
  • 16/10 – Faculdade Santa Marcelina

    URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

    9h – Palestra Magna
    Síndrome Coronariana Aguda.

    10h – Mesa Redonda
    Rede de atenção à Síndrome Coronariana Aguda na Rede de Saúde Santa Marcelina.

    11h – Mesa Redonda
    Politraumatizado – Atendimento inicial que salva vida.

    INSCRIÇÃO – MANHà

    12h – Intervalo para Almoço

    13h às 15:30 – Apresentação de trabalhos sobre o tema
    Auditório Sofia Marchetti.

    INSCRIÇÃO 

    13h – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
    As intoxicações e o suicídio. Como enfrentarmos essa epidemia?

    14h – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
    A implantação do Fast track na UPA .

    14h30 – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
    AVE o sucesso e os desafios na transição do cuidado.

    15h30 – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
    Ética e legalidade nos cuidados paliativos dentro da urgência e emergência.

    16h – Palestra Magna – Auditório Luigi Biraghi
    Gerenciamento de catástrofe.

    Premiação dos trabalhos relativos ao tema.

    INSCRIÇÃO – TARDE – Auditório Luigi Biraghi ↑
  • 16/10 – Hospital Cidade Tiradentes e Faculdade Santa Marcelina

    SAÚDE MATERNO-INFANTIL

    9h – Auditório – Hospital Cid. Tiradentes – Palestra Magna
    Transtorno do Espectro Autista.

    10h – Auditório – Hospital Cid. Tiradentes – Mesa Redonda
    Abordagem multiprofissional do Transtorno do Espectro Autista no Sistema Único de Saúde.

    INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO HOSP. CID. TIRADENTES 

    12h – Intervalo para Almoço

    13h às 15:30h – Auditório São José – Faculdade Santa Marcelina – Comunicações Coordenadas
    Seguimento de Prematuros.

    INSCRIÇÃO ↑

    13h às 15:30h – Comunicações Coordenadas

    Gestação de Alto Risco – Auditório do Hospital Cid. Tiradentes.

    INSCRIÇÃO 

    Sífilis congênita – Sala 325 – Faculdade Santa Marcelina.

    INSCRIÇÃO 

    Amamentação – Sala de aula – Faculdade Santa Marcelina.

    INSCRIÇÃO 

    Apresentação de trabalhos – Sala da Educação Continuada – Hosp. Cid. Tiradentes.

    INSCRIÇÃO 

    16h – Palestra Magna
    Emergências obstétrica – Auditório do Hospital Cid. Tiradentes

    Premiação dos trabalhos relativos ao tema.

    INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑
  • 17/10 – Faculdade Santa Marcelina

    GESTÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

    9h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
    Uso da inteligência artificial e robôs virtuais para gestão do cuidado e navegação dos pacientes na Rede – Transmissão on-line direto de Montreal (CAN).

    10h – Auditório Luigi Biraghi – Mesa Redonda
    Garantir a qualidade e a segurança dos pacientes e profissionais: avanços e desafios.

    INSCRIÇÃO – LUIGI BIRAGHI ACESSE A PALESTRA MAGNA

    12h – Intervalo para Almoço

    13h às 15h30 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
    Prevenção e controle IRAS e seu impacto na segurança do paciente.
    Estratégias no combate à multirresistência.
    Tema: IRAS, EMAD e APS.
    Discussão sobre o tema.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Auditório Luísa Vans – Comunicações Coordenadas
    Atuação do Farmacêutico e do Enfermeiro na Farmacovigilância.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Auditório São José – Comunicações Coordenadas
    Impactos da transformação digital na área da saúde.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Auditório Pedro Vital – Comunicações Coordenadas
    Liderança e gestão de pessoas na saúde: desenvolvimento de liderança e cultura justa nos processos.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Laboratório de informática da FASM – Comunicações Coordenadas
    Oficina Business Intelligence: Introdução ao Ambiente e Ferramentas de Business Intelligence (BI).

    INSCRIÇÃO ↑

    13h às 15h30 – Sala de aula 2 – Comunicações Coordenadas
    O processo de disclosure e alcance da maturidade na cultura de segurança do paciente e a experiência do paciente.

    INSCRIÇÃO ↑

    13h às 15h30 – Sala de aula 3 – Comunicações Coordenadas
    Eficiência Assistencial e Melhoria Contínua.

    INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA

    13h às 15h30 – Sala de aula 4 – Comunicações Coordenadas
    Apresentação de trabalhos sobre o tema GESTÃO.

    INSCRIÇÃO ↑

    13h às 15h30 – Sala de aula 5 – Comunicações Coordenadas
    Apresentação de trabalhos sobre o tema QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE.

    INSCRIÇÃO 

    16h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
    A utilização da tecnologia como ferramenta para a segurança do paciente e melhor desfecho clínico.

    Premiação dos trabalhos relativos ao tema.

    INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑ ACESSE A PALESTRA MAGNA
  • 18/10 – Faculdade Santa Marcelina

    REDES DE ATENÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL

    9h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
    Cenários e Tendências da Inteligência Artificial em sistemas eletrônicos de saúde.

    10h – Auditório Luigi Biraghi – Mesa Redonda
    Jornada do paciente com arboviroses na Rede de Atenção à Saúde.

    INSCRIÇÃO – LUIGI BIRAGHI 

    12h – Intervalo para Almoço

    13h às 15h30 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
    Importância das redes na gestão do cuidado no território.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Auditório Pedro Vital – Comunicações Coordenadas
    Desafios na regulação do acesso.

    INSCRIÇÃO 

    13h às 15h30 – Laboratório de informática da FASM – Comunicações Coordenadas
    Oficina de georreferenciamento em saúde.

    INSCRIÇÃO ↑

    13h às 15h30 – Sala de aula 1 – Comunicações Coordenadas
    Apresentação de trabalhos sobre o tema “Redes de Atenção”.

    INSCRIÇÃO ↑

    13h às 15h30 – Sala de aula 2 – Comunicações Coordenadas
    Apresentação de trabalhos sobre o tema “Saúde Ambiental”.

    INSCRIÇÃO ↑

    13h às 15h30 – Sala de aula 3 – Comunicações Coordenadas
    Apresentação de trabalhos sobre o tema “Temas Diversos”.

    INSCRIÇÃO 

    16h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
    Mudanças climáticas e o impacto na saúde.

    Premiação dos trabalhos relativos ao tema.

    INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑
  • 19/10 – Theatro São Pedro

    CULTURA E EDUCAÇÃO

    8h – Credenciamento / Café

    9h – Palestra Magna

    Educação musical transformadora

    10h30 – Mesa Redonda

    Educação musical hoje: perspectivas e desafios

    13h30 – Concerto (Coral do Guri São Paulo)

    14h15 – Apresentação de trabalhos

    15h45 – Considerações finais

    16h – Término das atividades

    INSCRIÇÃO – THEATRO SÃO PEDRO 

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

PÔSTERES (ACESSO)

1 – SAÚDE MATERNO INFANTIL

2 – SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO

3 – REDES DE ATENÇÃO

4 – SAÚDE AMBIENTAL

5 – SAÚDE MENTAL

6 – URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

7 – GESTÃO EM SAÚDE

8 – QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

9 – CULTURA E EDUCAÇÃO

10 – TEMAS DIVERSOS

ORGANIZAÇÃO

RELATÓRIO 1ª JORNADA CIENTÍFICA