Promover a integração de diferentes instituições da irmandade Santa Marcelina, na perspectiva da pesquisa, estimulando a troca de conhecimentos/experiências por meio de palestras e apresentação de trabalhos científicos, referentes às diferentes linhas de cuidado, envolvendo os distintos níveis de atenção, procurando aperfeiçoar a transição do cuidado, baseando-se nas melhores evidências científicas.
HORÁRIO
8:00h às 17:00h
DATA
15 a 19 de outubro de 2024
A II Jornada Científica Santa Marcelina Saúde, Cultura e Educação está programada para ser realizada de 15 a 19 de outubro de 2024. Desta forma, vimos convidar todos os colaboradores a inscreverem seus trabalhos.
Os trabalhos podem ser no formato de relatos de experiência, relatos de caso, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, especialização, residência, e até mesmo trabalhos de mestrado e/ou doutorado de colaboradores.
Embora o evento seja só em outubro, deixaremos as inscrições abertas até 18 de agosto de 2024, para que todos tenham tempo suficiente para produzir seus trabalhos e a comissão avaliadora tenha tempo suficiente para avaliá-los.
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
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Divulgue os seus melhores projetos: aprenda como escrever um resumo para submissão à Jornada Científica – cursos gratuitos
Sabemos que muitos colaboradores têm interesse em escrever trabalhos sobre experiências construídas em sua rotina de serviços, que trouxeram benefícios aos usuários, aos profissionais e aos serviços, mas que não têm muita familiaridade com a produção de relatos de experiência. Sendo assim, produzimos um curso rápido de 2 (duas) horas sobre a produção de relatos de experiência, que pode ser acessado gratuitamente, a partir do cadastro na AAGAPE. O curso também apresenta todos os documentos necessários para que o seu relato de experiência cumpra normativas institucionais e éticas. Para realizar este curso, CLIQUE AQUI.
Se você pretender desenvolver um relato de caso, onde vai apresentar informações mais específicas de um determinado caso clínico, lembre-se que precisa obter autorização do Comitê de Ética em Pesquisa. Você pode ter acesso ao curso gratuito “Como obter autorização do CEP para o relato de caso?” pela AAGAPE. Para realizar este curso, CLIQUE AQUI.
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ORIENTAÇÕES AOS AUTORES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Todos os trabalhos enviados serão avaliados.
De acordo com a avaliação realizada pela Comissão Científica os trabalhos podem ser indicados para serem apresentados na Jornada ou não. Caso tenham sido aprovados o(a) autor(a) principal receberá um e-mail com o link para o preenchimento do formulário e inserção do trabalho e dos demais documentos, conforme explicado a seguir.
A princípio, todos os trabalhos a serem apresentados na Jornada deverão ser preparados em formato de Banner.
Os autores dos 10 melhores trabalhos de cada um dos temas serão convidados a realizar uma apresentação oral durante a Jornada. Como é preciso concluir a avaliação de todos os trabalhos para saber quais foram os que obtiveram as melhores notas, por enquanto não é possível indicá-los. O prazo dado aos avaliadores para conclusão das avaliações é 30 de setembro, portanto, assim que concluída essa etapa, a Comissão Científica começará a enviar e-mails para os autores dos melhores trabalhos convidando-os para a apresentação oral. Mas, mesmo que o trabalho seja indicado para a apresentação oral, é importante que o banner seja confeccionado para ficar disponível no site da Jornada, para aqueles que não puderem assistir à apresentação oral, possam contemplar o trabalho no site.
Durante a apresentação dos 10 melhores trabalhos de cada tema, haverá uma banca avaliadora que pode ser formada por colaboradores do Santa Marcelina ou por profissionais externos convidados. A banca indicará os 3 (três) melhores trabalhos que receberão a premiação referente ao tema.
O PRAZO PARA ENVIO DOS BANNERS É 08/10/2024.
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COMO PREPARAR SEU BANNER
Estamos disponibilizando o arquivo ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DO BANNER 2024. Este arquivo mostra em detalhes como preparar o seu banner.
Também disponibilizamos o arquivo TEMPLATE BANNER , para que os autores possam preparar os seus trabalhos de acordo com o modelo proposto pelo evento. É imprescindível que o nome do arquivo seja o título do trabalho, grafado em LETRAS MAIÚSCULAS.
Uma questão importante a observar é em relação às imagens a serem utilizadas no Banner. Todas as pessoas que aparecerem na imagem exposta no Banner devem autorizar o uso de sua imagem. Desta forma, disponibilizamos o arquivo TERMO_DE_USO_DE_IMAGEM_JORNADA, no formato editável, para que os autores possam utilizar no caso de colocarem imagens de pessoas em sua apresentação.
Portanto se o(a) autor(a) pretende usar imagens no seu banner, solicitamos que preencha o TERMO_DE_USO_DE_IMAGEM_JORNADA e solicite à pessoa cuja imagem será apresentada, que assine, autorizando o seu uso, escaneie ou fotografe o termo assinado e insira no formulário que irá preencher quando for encaminhar o Banner.
No caso de aparecerem várias pessoas na fotografia a ser apresentada, por favor, junte todos os termos em um único arquivo em formato PDF e insira no local adequado.Lembramos que esse termo só pode ser utilizado para imagens referentes aos “relatos de experiência”, com cenas do cotidiano das equipes, não pode ser utilizado em caso de “Relato de casos”, onde se expõe tratamento de pacientes. Estes últimos só podem ser apresentados se estiverem devidamente autorizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Se o(a) autor(a) utilizar imagens no seu “relato de experiência” ou “Relato de caso”, produzidas por ele, ou por algum colega, deve preencher o TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS PATRIMONIAIS AUTORAIS FOTOGRÁFICOS, escanear e inserir no local adequado no formulário que irá preencher quando for encaminhar o Banner. Esse documento autoriza a instituição a utilizar as fotografias e precisa ser preenchido, uma vez que os banners ficarão expostos no site da Jornada.
No caso do trabalho se enquadrar no formato de “Relato de Caso”, com apresentação de caso clínico, por favor, insira no formulário a ser preenchido para o envio do trabalho a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa que autorizou a realização do trabalho.
A Comissão Científica tem a intenção de publicar os Anais do evento, durante a Jornada ou posteriormente. Durante a avaliação dos trabalhos os avaliadores foram solicitados a responder se o trabalho está adequado para a publicação nos Anais do evento, que é um processo diverso da apresentação do trabalho no evento. Observou-se que alguns trabalhos foram aprovados para serem apresentados no evento, porém não foram aprovados para a publicação nos Anais, onde há todo um rigor científico e de escrita a ser observado.
Considerar que, se o trabalho foi aprovado para a apresentação em formato de banner, já é um bom começo!!!!!!!!!
INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DA COMISSÃO CIENTÍFICA
PROGRAMAÇÃO
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15/10 – Faculdade Santa Marcelina
SAÚDE DO ADULTO E IDOSO
9h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): panorama geral e abordagem do diabetes na realidade brasileira e internacional.10h – Auditório Luigi Biraghi – Mesa Redonda
INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO LUIGI BIRAGHI ↑
Como construir uma rede de cuidados humana para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis com ênfase no Diabetes Melitus.12h – Intervalo para Almoço
13h às 14h20 – Laboratórios de Enfermagem – Oficina (Turma 1)
INSCRIÇÃO – TURMA 1 ↑
Oficina de hipodermóclise para cuidados paliativos.14h40 às 15h45 – Laboratórios de Enfermagem – Oficina (Turma 2)
INSCRIÇÃO – TURMA 2 ↑
Oficina de hipodermóclise para cuidados paliativos.13h às 14h20 – Laboratório de Técnicas Cirúrgicas – Oficina (Turma 1)
INSCRIÇÃO – TURMA 1 ↑
Oficina de avaliação do pé diabético.14h40 às 15h45 – Laboratório de Técnicas Cirúrgicas – Oficina (Turma 2)
INSCRIÇÃO – TURMA 2 ↑
Oficina de avaliação do pé diabético.13h às 15h30 – Auditório Luísa Vans – Comunicações Coordenadas (Turma 1)
INSCRIÇÃO OFICINA – TURMA 1 ↑
Oficina de espiritualidade na saúde do idoso.13h às 14h15 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
Abordagem de alta performance da pessoa idosa na RAS: Cuidados mínimos, intermediários e intensivos.14h15 às 15h30 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO SOFIA MARCHETTI ↑
Métodos Dialíticos na Pessoa Idosa.13h às 14h15 – Auditório São José – Comunicações Coordenadas
Abordagem da pessoa idosa na RAS: reabilitação e cuidados paliativos.14h15 às 15h30 – Auditório São José – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO SÃO JOSÉ ↑
Abordagem da Polimedicação na Pessoa Idosa.13h às 15h30 – Sala 521 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Apresentação de trabalhos selecionados.16h às 17h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
O uso de inteligência artificial na pesquisa de alta performance de base populacional nas pessoas adultas e idosas.Premiação dos trabalhos relativos ao tema.
INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑
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15/10 – Hospital Itaim Paulista
SAÚDE MENTAL
9h – Auditório Guedes – Palestra Magna
O cuidado da pessoa com depressão na sociedade hoje.10h – Auditório Guedes – Mesa Redonda
INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO GUEDES ↑ ACESSE A PALESTRA MAGNA
Desafios e perspectivas do cuidado em saúde mental nos diversos níveis de atenção à saúde.12h – Intervalo para Almoço
13h às 15h30 – Auditório Guedes – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
A Reabilitação psicossocial na Rede de Atenção à Saúde.13h às 15h30 – Auditório Interno – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Apresentação de trabalhos selecionados sobre o tema.13h às 15h30 – Transmissão online – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA
Workshop: abordando o suicídio na prática.Agitação Psicomotora – Desafios e abordagens.
INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRATranstornos do Neurodesenvolvimento.
INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRAA enfermagem nos diversos níveis de atenção.
INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRAA identificação da pessoa neurodivergente na vida adulta.
INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA16h – Auditório Guedes – Palestra Magna
Abordagem nas dependências na rede de atenção à saúde.Premiação dos trabalhos relativos ao tema.
INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑
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16/10 – Faculdade Santa Marcelina
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
9h – Palestra Magna
Síndrome Coronariana Aguda.10h – Mesa Redonda
Rede de atenção à Síndrome Coronariana Aguda na Rede de Saúde Santa Marcelina.11h – Mesa Redonda
INSCRIÇÃO – MANHÃ ↑
Politraumatizado – Atendimento inicial que salva vida.12h – Intervalo para Almoço
13h às 15:30 – Apresentação de trabalhos sobre o tema
INSCRIÇÃO ↑
Auditório Sofia Marchetti.13h – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
As intoxicações e o suicídio. Como enfrentarmos essa epidemia?14h – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
A implantação do Fast track na UPA .14h30 – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
AVE o sucesso e os desafios na transição do cuidado.15h30 – Comunicações Coordenadas – Auditório Luigi Biraghi
Ética e legalidade nos cuidados paliativos dentro da urgência e emergência.16h – Palestra Magna – Auditório Luigi Biraghi
Gerenciamento de catástrofe.Premiação dos trabalhos relativos ao tema.
INSCRIÇÃO – TARDE – Auditório Luigi Biraghi ↑
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16/10 – Hospital Cidade Tiradentes e Faculdade Santa Marcelina
SAÚDE MATERNO-INFANTIL
9h – Auditório – Hospital Cid. Tiradentes – Palestra Magna
Transtorno do Espectro Autista.10h – Auditório – Hospital Cid. Tiradentes – Mesa Redonda
INSCRIÇÃO – AUDITÓRIO HOSP. CID. TIRADENTES ↑
Abordagem multiprofissional do Transtorno do Espectro Autista no Sistema Único de Saúde.12h – Intervalo para Almoço
13h às 15:30h – Auditório São José – Faculdade Santa Marcelina – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Seguimento de Prematuros.13h às 15:30h – Comunicações Coordenadas
Gestação de Alto Risco – Auditório do Hospital Cid. Tiradentes.
INSCRIÇÃO ↑Sífilis congênita – Sala 325 – Faculdade Santa Marcelina.
INSCRIÇÃO ↑Amamentação – Sala de aula – Faculdade Santa Marcelina.
INSCRIÇÃO ↑Apresentação de trabalhos – Sala da Educação Continuada – Hosp. Cid. Tiradentes.
INSCRIÇÃO ↑16h – Palestra Magna
Emergências obstétrica – Auditório do Hospital Cid. TiradentesPremiação dos trabalhos relativos ao tema.
INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑
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17/10 – Faculdade Santa Marcelina
GESTÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
9h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
Uso da inteligência artificial e robôs virtuais para gestão do cuidado e navegação dos pacientes na Rede – Transmissão on-line direto de Montreal (CAN).10h – Auditório Luigi Biraghi – Mesa Redonda
INSCRIÇÃO – LUIGI BIRAGHI ↑ ACESSE A PALESTRA MAGNA
Garantir a qualidade e a segurança dos pacientes e profissionais: avanços e desafios.12h – Intervalo para Almoço
13h às 15h30 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Prevenção e controle IRAS e seu impacto na segurança do paciente.
Estratégias no combate à multirresistência.
Tema: IRAS, EMAD e APS.
Discussão sobre o tema.13h às 15h30 – Auditório Luísa Vans – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Atuação do Farmacêutico e do Enfermeiro na Farmacovigilância.13h às 15h30 – Auditório São José – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Impactos da transformação digital na área da saúde.13h às 15h30 – Auditório Pedro Vital – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Liderança e gestão de pessoas na saúde: desenvolvimento de liderança e cultura justa nos processos.13h às 15h30 – Laboratório de informática da FASM – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Oficina Business Intelligence: Introdução ao Ambiente e Ferramentas de Business Intelligence (BI).13h às 15h30 – Sala de aula 2 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
O processo de disclosure e alcance da maturidade na cultura de segurança do paciente e a experiência do paciente.13h às 15h30 – Sala de aula 3 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑ ACESSE A PALESTRA
Eficiência Assistencial e Melhoria Contínua.13h às 15h30 – Sala de aula 4 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Apresentação de trabalhos sobre o tema GESTÃO.13h às 15h30 – Sala de aula 5 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Apresentação de trabalhos sobre o tema QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE.16h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
A utilização da tecnologia como ferramenta para a segurança do paciente e melhor desfecho clínico.Premiação dos trabalhos relativos ao tema.
INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑ ACESSE A PALESTRA MAGNA
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18/10 – Faculdade Santa Marcelina
REDES DE ATENÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL
9h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
Cenários e Tendências da Inteligência Artificial em sistemas eletrônicos de saúde.10h – Auditório Luigi Biraghi – Mesa Redonda
INSCRIÇÃO – LUIGI BIRAGHI ↑
Jornada do paciente com arboviroses na Rede de Atenção à Saúde.12h – Intervalo para Almoço
13h às 15h30 – Auditório Sofia Marchetti – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Importância das redes na gestão do cuidado no território.13h às 15h30 – Auditório Pedro Vital – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Desafios na regulação do acesso.13h às 15h30 – Laboratório de informática da FASM – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Oficina de georreferenciamento em saúde.13h às 15h30 – Sala de aula 1 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Apresentação de trabalhos sobre o tema “Redes de Atenção”.13h às 15h30 – Sala de aula 2 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Apresentação de trabalhos sobre o tema “Saúde Ambiental”.13h às 15h30 – Sala de aula 3 – Comunicações Coordenadas
INSCRIÇÃO ↑
Apresentação de trabalhos sobre o tema “Temas Diversos”.16h – Auditório Luigi Biraghi – Palestra Magna
Mudanças climáticas e o impacto na saúde.Premiação dos trabalhos relativos ao tema.
INSCRIÇÃO – PALESTRA MAGNA ↑
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19/10 – Theatro São Pedro
CULTURA E EDUCAÇÃO
8h – Credenciamento / Café
9h – Palestra Magna
Educação musical transformadora
10h30 – Mesa Redonda
Educação musical hoje: perspectivas e desafios
13h30 – Concerto (Coral do Guri São Paulo)
14h15 – Apresentação de trabalhos
15h45 – Considerações finais
16h – Término das atividades
INSCRIÇÃO – THEATRO SÃO PEDRO ↑