Iniciada no ano de 1838 em Cernusco-Itália, o Instituto das Irmãs de Santa Marcelina surgiu da vontade de Deus no coração do fundador Beato Luigi Biraghi, pela intercessão da Virgem das Dores e teve como sua co-fundadora Madre Marina Videmari.

Luigi Biraghi, que viu a mulher como centro de seu programa educativo e social, acreditando em sua dignidade e missão específica, teve como modelo para o seu projeto educativo, a vida oferecida por Santa Marcelina, que viveu no século IV e assumiu, aos 17 anos, a educação de seus irmãos Sátiro e Ambrósio ao ficarem órfãos de mãe.

As Marcelinas, educadoras e formadoras natas, continuam seguindo a mesma diretriz em todos os âmbitos de seus trabalhos nas escolas, nos hospitais, nas casas de assistência aos anciãos, nas obras paroquiais, missionárias e assistenciais.

Hoje está presente em 08 países: Albânia, Benin, Canadá, Inglaterra, Itália, México e Suíça. No Brasil, atua em dez estados: Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O método abençoado, querido pelo fundador, como viga mestra de sua pedagogia, consiste em educar vivendo junto, sendo sempre uma presença viva e próxima aos educandos, de maneira a formá-los com a força do amor, mais com o exemplo do que com muitos preceitos.

As Obras Marcelina atuam de forma a perpetuar a herança que foi deixada pelo seu fundador e contam também com a colaboração de todos os leigos que atuam em suas obras.

Missão Marcelina no Mundo

“Renovar a sociedade à luz do evangelho tendo a ciência deste mundo como instrumento e meio”

Carisma

Paixão educativa: que “apaixona pela criação e pela criatura e faz contemplar, nas lágrimas e na esperança, a Paixão de Cristo” na perspectiva da Ressurreição (M. Ângela, 2010)

Modelo Marcelino

  • Vida e exemplo de Santa Marcelina padroeira da Congregação, por ser modelo de santa educadora, que com sabedoria e amor soube formar seus irmãos Sátiro e Ambrósio, que serviram à sociedade e à Igreja e se tornaram santos.
  • Objetivo: “Formar o homem na sua integralidade”.
  • Meios para a missão: Educação, saúde, cultura e ação pastoral.
  • Espiritualidade Marcelina
  • Cristocêntrica – Jesus é o centro das ações – motivação e sustentação da Missão;
  • Espírito de família – Viver a fraternidade, com os colaboradores, alunos, doentes e necessitados como em família, com acolhimento e hospitalidade;
  • Oração contínua – Contemplativos na ação, firmados em tempos fortes de oração litúrgica, meditação e revisão de vida;
  • Sacrifício e Dedicação – A doação total, com espírito de serviço, humildade, gratuidade.

Visite o site das Irmãs Marcelinas em www.marcelinas.org.br