APRESENTAÇÃO – TURMA 1

Este curso visa capacitar profissionais da saúde a compreender os fundamentos e processos de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Através de uma abordagem prática e dinâmica, os participantes desenvolverão as habilidades necessárias para iniciar ou aprimorar a jornada de acreditação em suas instituições, focando na aplicação dos requisitos e na promoção da melhoria contínua.

PÚBLICO ALVO

Profissionais, coordenadores e gestores dos serviços da Atenção Primária à Saúde — incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatórios de Especialidades, Centros de Reabilitação, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Programas de Atenção ao Idoso (PAI), Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Serviços de Urgência e Emergência (UPA ou Pronto Atendimento Integrado).

INÍCIO

EM BREVE

AULAS PRESENCIAIS

NOVAS DATAS EM BREVE

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CARGA HORÁRIA

20 HORAS

INVESTIMENTO

Público externo – Valor total R$480,00.

Colaboradores da Rede Santa Marcelina – R$400,00: até 4 vezes de R$100,00*

(opção de desconto em folha*).

PROGRAMAÇÃO
  • AULA 1 – Diagnóstico situacional e priorização de problemas – 02/12/25

    Objetivos:
    – Analisar o contexto dos serviços estudados (UBS, Ambulatório, CAPS, Reabilitação, PAI, EMAD ou Urgência/Emergência).
    – Identificar principais não conformidades e desafios frente aos requisitos do Manual ONA.
    – Construir o diagnóstico situacional participativo.
    – Priorização dos problemas com uso do *Pareto simplificado (regra 80/20)*.
    – Outras ferramentas alternativas poderão ser utilizadas conforme o perfil da turma ou tipo de serviço, como a Matriz GUT ou a Matriz Esforço x Impacto.
    – Definição do problema prioritário a ser aprofundado no plano de melhoria.


    Atividades presenciais (4h):
    – Apresentação do estudo de caso específico por tipologia de serviço.
    – Levantamento de causas percebidas e identificação das mais recorrentes.
    – Construção do Pareto simplificado e definição do foco de melhoria.


    Atividades online (1h):
    – Microaula: Fundamentos da Qualidade e Acreditação ONA na APS.
    – Fórum: Reflexão sobre os principais problemas e causas identificadas.
    – Leitura dirigida: Estrutura do Manual ONA e requisitos aplicáveis.

    SUJEITO A ALTERAÇÃO 

  • AULA 2 – Análise de causas e construção do plano de ação – 04/12/25

    Objetivos:
    – Aplicar ferramentas da qualidade para aprofundar a análise de causas.
    – Planejar ações de melhoria com base no ciclo PDSA.


    Atividades presenciais (4h):
    – Oficina prática: Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês.
    – Construção do plano de ação inicial com base no PDSA.
    – Discussão sobre priorização e viabilidade das ações propostas.


    Atividades online (1h):

    – Microaula: Aplicação do ciclo PDSA aos processos da APS.
    – Exercício: Simulação do ciclo PDSA em um processo real do serviço.
    – Reflexão individual: Aplicabilidade na rotina do serviço.

    SUJEITO A ALTERAÇÃO 

  • AULA 3 – Aprimoramento de processos e evidências de conformidade – 08/12/25

    Objetivos:
    Aprimorar processos críticos existentes no serviço.
    – Relacionar processos aprimorados e evidências necessárias à certificação ONA.

    Atividades presenciais (4h):
    – Oficina de aprimoramento de processo (não mapeamento do zero).
    – Identificação de falhas, riscos e oportunidades de padronização.
    – Correlação entre processos aprimorados e padrões ONA.
    – Construção de checklist de conformidade e simulação de auditoria.

    Atividades online (1h):
    – Microaula: Gestão de Processos e Produção de Evidências na Acreditação.
    – Exercício: Revisão de um processo da própria unidade e sugestão de melhoria documentada.

    SUJEITO A ALTERAÇÃO 

  • AULA 4 – Apresentação do plano de certificação e sustentabilidade – 10/12/25

    Objetivos:
    Consolidar o plano de ação final para certificação.
    – Apresentar os resultados e aprendizados do projeto integrador.
    – Refletir sobre a sustentabilidade e cultura da qualidade na APS.

    Atividades presenciais (4h):
    Oficina de fechamento e refinamento dos planos.
    – Apresentação dos projetos: “Pitch da Qualidade”.
    – Feedback coletivo e mural da melhoria contínua.

    Atividades online (1h):
    Microaula: Gestão da Sustentabilidade e Melhoria Contínua na APS.
    – Autoavaliação final + entrega do produto integrador (plano completo de certificação).

    SUJEITO A ALTERAÇÃO 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Profa. Milka Frois

Enfermeira, especialista em Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde.

14 anos de experiência na Atenção Primária à Saúde.

Gestora de diferentes modalidades assistenciais, como Estratégia Saúde da Família, Equipes de Atenção Básica, Hospital Dia, Ambulatório de Especialidades e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico.

Certificada como avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Integra o Núcleo Estratégico de Segurança do Paciente e Qualidade do Santa Marcelina Saúde, com foco na gestão de riscos e eventos adversos.

Sólida experiência em análise de eventos pela metodologia do Protocolo de Londres.

Gerente de Qualidade na APS Santa Marcelina, onde coordena o processo de certificação ONA das Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pela instituição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS – TURMA 1

COLABORADOR – registre aqui a sua intenção em participar da próxima turma

PÚBLICO EXTERNO – registre aqui a sua intenção em participar da próxima turma

REALIZAÇÃO

LOCAL

AAGAPE SANTA MARCELINA

R. Harry Dannemberg, 267A – Vila Carmosina, São Paulo – SP.