INSCRIÇÕES ABERTAS

OBJETIVOS

  • Desenvolver, aperfeiçoar e adequar os conhecimentos e potenciais gerenciais dos participantes para os princípios, metodologias e sistemas organizacionais;
  • Atender às exigências de produtividade e competitividade nos ambientes institucionais de saúde;
  • Familiarizar os participantes com as abordagens mais atualizadas para a gestão de organizações com atuação no setor de saúde;
  • Apresentar estudos de casos, simulações e dinâmicas de grupo, no sentido de promover a troca contínua de experiências entre profissionais e organizações de renome e os participantes do curso;
  • Avaliar os principais instrumentos de controles gerenciais com base nas estratégias organizacionais;
  • Conhecer formas de planejamento e execução de pesquisa e de avaliação nos serviços de auditoria em ambientes de mudança;
  • Analisar cenários e conhecer os elementos integrantes de um Plano de Marketing em Saúde;
  • Identificar os principais recursos gerenciais no campo de gestão com pessoas;
  • Dimensionar os principais procedimentos das funções administrativa e financeira e a sua utilização gerencial;
  • Analisar e avaliar a adequação dos Programas de Qualidade em saúde.

DURAÇÃO

12 MESES

CARGA HORÁRIA

360 HORAS

AULAS PRESENCIAIS

Sexta (noite), sábado e

domingo (integral).

Uma vez por mês.

INVESTIMENTO

MENSALIDADE – R$ 620,00 com 20% de desconto para profissionais de saúde. Preço final R$ 496,00

PROGRAMAÇÃO
  • abr/2019 a mar/2020.

    MÓDULO 1 – ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA EM SAÚDE (20 HORAS)

    Conteúdo: Princípios de Administração. Processo Organizacional. Gestão Estratégica. Excelência nos Serviços Públicos e Privados. Fundamentos de Gestão em Saúde. As abordagens das escolas de administração empresarial e as influências na administração de saúde. Organização e Estruturação Administrativa.

    MÓDULO 2 – GESTÃO DE POLITICAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE – (20 HORAS)

    Conteúdo: História e Evolução do Sistema de Saúde no Brasil. Legislação sobre sistema de saúde. Modelos de atenção em saúde. Sistema Único de saúde (SUS). Políticas de atendimento. Saúde Suplementar. HumanizaSUS.

    MÓDULO 3 – GESTÃO ESTRATÉGICA E MARKETING (20 HORAS)

    Conteúdo: Conceitos de marketing. Estratégias empresariais e de marketing em saúde. Como elaborar um plano de marketing para organizações de saúde. Planejamento estratégico do marketing em saúde. Marketing de relacionamento (CRM). Estratégias de comunicação. Gestão da marca.

    MÓDULO 4 – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (20 HORAS)

    Conteúdo: Prontuários dos pacientes (aspectos clínicos, administrativos, gerenciais e ético-legais). Padronização da informação em saúde. Nomenclatura e Classificações.  Sistemas de informações hospitalares (sistemas clínicos e sistemas administrativos). Estatísticas. Indicadores de qualidade e produtividade.

    MÓDULO 5 – GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE  (20 HORAS)

    Apresentação dos sistemas de gestão e organização da qualidade; Planejamento e implementação de sistemas de gestão da qualidade; Gestão da  qualidade por processos e reflexos nos custos do serviço; Metodologias, ferramentas e indicadores da qualidade em saúde; Processos para  elaboração de manuais, protocolos e guidelines; Aplicação prática de conceitos de metrologia em processos de medida e calibração; Legislação e qualidade em saúde; Programas de acreditação de serviços da saúde; Responsabilidade social e ambiental; Auditoria em saúde; Segurança, higiene  e saúde no trabalho.

    MÓDULO 6 – METODOLOGIA CIENTÍFICA (40 horas)

    Conteúdo: Programa, bibliografia e avaliação (projetos e estudos dirigidos). Estrutura de projeto de pesquisa e monografia. Escolha do tema e delimitação do tópico de pesquisa.

    MÓDULO 7 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS (20 HORAS)

    Conteúdo: Fundamentos de Gestão de Recursos Humanos – planejamento e estratégia. Recrutamento e seleção pessoal – treinamento e qualificação. Principais mudanças na gestão de pessoas: do controle de processos à gestão do conhecimento. Gestão de pessoas com base na competência- negociação e administração de conflitos. Gestão da qualidade de  vida no trabalho junto a área da saúde: organização saudável. O papel do gestor de pessoas em uma organização de futuro. Mercado de trabalho e os impactos na área de recursos humanos.

    MÓDULO 8 – GESTÃO DE SERVIÇOS OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVOS (20 HORAS)

    Conteúdo: Gestão de Planejamento e administração estratégica. Gestão de convênios – negociação e dinâmica. Gestão de internação e arquivo de prontuários – Serviço de Prontuários ao Paciente – SPP – Conceito, Organograma, Rotinas, Fluxo de Prontuários. Aspectos de terceirização – questões legais e contratos.

    MÓDULO 9 – GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO (20 HORAS)

    Conteúdo: Serviço de Nutrição e Dietética – Serviço de Nutrição e Dietética – SND – Conceito, Organograma, Rotinas, Tipos de dietas, Tipo de cozinhas, Fluxograma de refeições, Quadro de pessoal, Cálculo de refeições. Serviço de Limpeza e Higienização – técnicas, procedimentos e processos. Serviço de Processamento de Roupa- Lavanderia Hospitalar – Conceito, Operacionalização e Fluxograma, Equipamentos, Quadro de Pessoal, Rotinas, Cálculos de roupas lavadas. Serviço de Manutenção e Engenharia Clínica – Manutenção Hospitalar – Conceito, Tipos de manutenção, Quadro de pessoal, Engenharia Clínica, riscos aos pacientes. Serviço de Hotelaria e Acolhimento. Farmácia Hospitalar – Conceito, Organograma, Tipos de doses, estocagem de medicamentos, rotinas.

    MÓDULO 10 – GESTÃO DE ATENDIMENTO DIRETO AO PACIENTE (20 horas)

    Conteúdo: Serviço de Enfermagem – a função administrativa da enfermagem. O espaço da enfermagem na instituição hospitalar. Serviço Unidade de Terapia Intensiva – adulto e neonatal. Serviço de Central de Medicamentos – CME. Serviço de Centro Cirúrgico. Serviço de Centro Obstétrico. Serviço de Pronto Socorro e Ambulatório.

    MÓDULO 11 – GESTÃO DE SUPRIMENTO HOSPITALAR (20 horas)

    Conteúdo: Aspectos históricos dos sistemas de Logística e Suprimentos. Conceitos de Administração de Recursos Materiais. Métodos de Controles de Estoques e Níveis de Estoques. Sistemas de Compras. Estrutura ideal para a atividade suprimentos. Custo da manutenção de estoque. Métodos de reposição de estoque. Gestão e distribuição de logística. Dose individual, dose única e dose unitária. Negociação e Licitação.

    MÓDULO 12 – GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA (20 horas)

    Conteúdo: A função financeira na empresa – definição e objetivos, estrutura organizacional, processo de planejamento, orçamento de caixa. Entendendo o processo de contábeis. Análise das demonstrações financeiras. Valor do dinheiro no tempo. Alavancagem operacional. Planejamento financeiro em curto prazo – orçamentos – acompanhamento e controle e controle. Fluxo de caixa. Análise da viabilidade econômica financeira de projetos de investimentos. Relatórios de gestão orçamentária. Planejamento, controle e uso de orçamentos – uso de orçamentos nas funções de planejamento e controle da empresa – objetivos, planos de desempenho e recursos, políticas, administração do sistema orçamentário.

    MÓDULO 13 – GESTÃO DE FATURAMENTO E DE CUSTOS HOSPITALARES (20 HORAS)

    Conteúdo: A importância para gestão de custos de hospitais. Objetivos da gestão de custos em instituições hospitalares. Valor conceito e terminologia contábil e de custos. Sistemas de custeio aplicados à gestão de custos. Sistemas de custeio por absorção. Custo de procedimentos hospitalares. Sistema de custeio direto. Departamentalização, centros de custos e rateio de custos. Sistema de custeio baseado na atividade – ABC. Formulação de preços hospitalares.

    Metodologia: Aulas expositivas e participativas, com recursos audiovisuais. Trabalhos discutindo assuntos de interesse. Leitura prévia de textos e preparação de “pappers”. Dinâmica de grupos de estudos de casos reais do segmento hospitalar.

    MÓDULO 14 – LEGISLAÇÃO HOSPITALAR (20 HORAS)

    Conteúdo: Ética – conceito. Contrato Administrativo – cláusulas necessárias nos contratos de prestação de serviços entre os órgãos governamentais e as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. Legislação sobre vigilância sanitária. Certificado de Entidades Fins Filantrópicos – conceitos, direitos e manutenção. Títulos de Utilidades Públicas – Federal, Estadual e Municipal – obtenção e manutenção. Plano de trabalho. Políticas de Saúde – Resíduos Sólidos Hospitalares. Códigos de Ética – legislação de conselho de classe – médica, enfermagem e administrativa. Códigos de Ética – legislação das comissões de prontuários de pacientes.

    MÓDULO 15 – GOVERNANÇA CORPORATIVA (20 HORAS)

    Conteúdo: Analisa aspectos teóricos e práticos das estruturas de administração dos diversos tipos de sociedade/empresas hospitalares. Formação de grupos a partir de Fusões e Incorporações, Responsabilidade dos administradores de sociedades. Problemas e soluções mais frequentes em governança corporativa: transações com partes relacionadas, conflito de interesses, comitês de assessoramento, conselhos consultivos, sociedades de economia mista.

    MÓDULO 16 – LEGISLAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL (20 HORAS)

    Conteúdo: Abordagens relativas ao campo institucional, legal, normativo e técnico dos Resíduos dos Serviços de Saúde.  A evolução do quadro legal das questões relativas à gestão dos resíduos sólidos e do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS);

    As definições, classificações, riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde, sistema de limpeza urbana dos resíduos sólidos e dos RSS. Considerações a respeito dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e dos Planos de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.

    MÓDULO 17 – SEMINÁRIOS (20 HORAS)

    Conteúdo: Políticas de Saúde e os Hospitais Filantrópicos. Financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS. Relações do Corpo Clínico e Direção dos Hospitais.

     

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor. JOCILIANO MONTIBELER LEONEL.

Professor. MARCOS EDUARDO MORETO.

Professora. RENATA SOUZA LOPES

 

INSCRIÇÃO

CLIQUE AQUI E GARANTA A SUA INSCRIÇÃO

REALIZAÇÃO

APOIO

LOCAL

SANTA MARCELINA FACULDADES

R. Cachoeira Utupanema, 40 – Vila Carmosina, São Paulo – SP.