INSCRIÇÕES ABERTAS

OBJETIVOS

  • Desenvolver, aperfeiçoar e adequar os conhecimentos e potenciais gerenciais dos participantes para os princípios, metodologias e sistemas organizacionais;
  • Atender às exigências de produtividade e competitividade nos ambientes institucionais de saúde;
  • Familiarizar os participantes com as abordagens mais atualizadas para a gestão de organizações com atuação no setor de saúde;
  • Apresentar estudos de casos, simulações e dinâmicas de grupo, no sentido de promover a troca contínua de experiências entre profissionais e organizações de renome e os participantes do curso;
  • Avaliar os principais instrumentos de controles gerenciais com base nas estratégias organizacionais;
  • Conhecer formas de planejamento e execução de pesquisa e de avaliação nos serviços de auditoria em ambientes de mudança;
  • Analisar cenários e conhecer os elementos integrantes de um Plano de Marketing em Saúde;
  • Identificar os principais recursos gerenciais no campo de gestão com pessoas;
  • Dimensionar os principais procedimentos das funções administrativa e financeira e a sua utilização gerencial;
  • Analisar e avaliar a adequação dos Programas de Qualidade em saúde.

DURAÇÃO

12 MESES

CARGA HORÁRIA

360 HORAS

AULAS PRESENCIAIS

Sexta (noite), sábado e

domingo (integral).

Uma vez por mês.

INVESTIMENTO

MENSALIDADE – R$ 620,00 com 20% de desconto para profissionais de saúde. Preço final R$ 496,00

PROGRAMAÇÃO
  • mar/2020 a fev/2021.

    MÓDULO 1 – ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA EM SAÚDE (20 HORAS)

    Conteúdo: Princípios de Administração. Processo Organizacional. Gestão Estratégica. Excelência nos Serviços Públicos e Privados. Fundamentos de Gestão em Saúde. As abordagens das escolas de administração empresarial e as influências na administração de saúde. Organização e Estruturação Administrativa.

    MÓDULO 2 – GESTÃO DE POLITICAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE – (20 HORAS)

    Conteúdo: História e Evolução do Sistema de Saúde no Brasil. Legislação sobre sistema de saúde. Modelos de atenção em saúde. Sistema Único de saúde (SUS). Políticas de atendimento. Saúde Suplementar. HumanizaSUS.

    MÓDULO 3 – GESTÃO ESTRATÉGICA E MARKETING (20 HORAS)

    Conteúdo: Conceitos de marketing. Estratégias empresariais e de marketing em saúde. Como elaborar um plano de marketing para organizações de saúde. Planejamento estratégico do marketing em saúde. Marketing de relacionamento (CRM). Estratégias de comunicação. Gestão da marca.

    MÓDULO 4 – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (20 HORAS)

    Conteúdo: Prontuários dos pacientes (aspectos clínicos, administrativos, gerenciais e ético-legais). Padronização da informação em saúde. Nomenclatura e Classificações.  Sistemas de informações hospitalares (sistemas clínicos e sistemas administrativos). Estatísticas. Indicadores de qualidade e produtividade.

    MÓDULO 5 – GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE  (20 HORAS)

    Apresentação dos sistemas de gestão e organização da qualidade; Planejamento e implementação de sistemas de gestão da qualidade; Gestão da  qualidade por processos e reflexos nos custos do serviço; Metodologias, ferramentas e indicadores da qualidade em saúde; Processos para  elaboração de manuais, protocolos e guidelines; Aplicação prática de conceitos de metrologia em processos de medida e calibração; Legislação e qualidade em saúde; Programas de acreditação de serviços da saúde; Responsabilidade social e ambiental; Auditoria em saúde; Segurança, higiene  e saúde no trabalho.

    MÓDULO 6 – METODOLOGIA CIENTÍFICA (20 horas)

    Conteúdo: Programa, bibliografia e avaliação (projetos e estudos dirigidos). Estrutura de projeto de pesquisa e monografia. Escolha do tema e delimitação do tópico de pesquisa.

    MÓDULO 7 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS (20 HORAS)

    Conteúdo: Fundamentos de Gestão de Recursos Humanos – planejamento e estratégia. Recrutamento e seleção pessoal – treinamento e qualificação. Principais mudanças na gestão de pessoas: do controle de processos à gestão do conhecimento. Gestão de pessoas com base na competência- negociação e administração de conflitos. Gestão da qualidade de  vida no trabalho junto a área da saúde: organização saudável. O papel do gestor de pessoas em uma organização de futuro. Mercado de trabalho e os impactos na área de recursos humanos.

    MÓDULO 8 – GESTÃO DE SERVIÇOS OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVOS (20 HORAS)

    Conteúdo: Gestão de Planejamento e administração estratégica. Gestão de convênios – negociação e dinâmica. Gestão de internação e arquivo de prontuários – Serviço de Prontuários ao Paciente – SPP – Conceito, Organograma, Rotinas, Fluxo de Prontuários. Aspectos de terceirização – questões legais e contratos.

    MÓDULO 9 – GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO (20 HORAS)

    Conteúdo: Serviço de Nutrição e Dietética – Serviço de Nutrição e Dietética – SND – Conceito, Organograma, Rotinas, Tipos de dietas, Tipo de cozinhas, Fluxograma de refeições, Quadro de pessoal, Cálculo de refeições. Serviço de Limpeza e Higienização – técnicas, procedimentos e processos. Serviço de Processamento de Roupa- Lavanderia Hospitalar – Conceito, Operacionalização e Fluxograma, Equipamentos, Quadro de Pessoal, Rotinas, Cálculos de roupas lavadas. Serviço de Manutenção e Engenharia Clínica – Manutenção Hospitalar – Conceito, Tipos de manutenção, Quadro de pessoal, Engenharia Clínica, riscos aos pacientes. Serviço de Hotelaria e Acolhimento. Farmácia Hospitalar – Conceito, Organograma, Tipos de doses, estocagem de medicamentos, rotinas.

    MÓDULO 10 – GESTÃO DE ATENDIMENTO DIRETO AO PACIENTE (20 horas)

    Conteúdo: Serviço de Enfermagem – a função administrativa da enfermagem. O espaço da enfermagem na instituição hospitalar. Serviço Unidade de Terapia Intensiva – adulto e neonatal. Serviço de Central de Medicamentos – CME. Serviço de Centro Cirúrgico. Serviço de Centro Obstétrico. Serviço de Pronto Socorro e Ambulatório.

    MÓDULO 11 – GESTÃO DE SUPRIMENTO HOSPITALAR (20 horas)

    Conteúdo: Aspectos históricos dos sistemas de Logística e Suprimentos. Conceitos de Administração de Recursos Materiais. Métodos de Controles de Estoques e Níveis de Estoques. Sistemas de Compras. Estrutura ideal para a atividade suprimentos. Custo da manutenção de estoque. Métodos de reposição de estoque. Gestão e distribuição de logística. Dose individual, dose única e dose unitária. Negociação e Licitação.

    MÓDULO 12 – GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA (20 horas)

    Conteúdo: A função financeira na empresa – definição e objetivos, estrutura organizacional, processo de planejamento, orçamento de caixa. Entendendo o processo de contábeis. Análise das demonstrações financeiras. Valor do dinheiro no tempo. Alavancagem operacional. Planejamento financeiro em curto prazo – orçamentos – acompanhamento e controle e controle. Fluxo de caixa. Análise da viabilidade econômica financeira de projetos de investimentos. Relatórios de gestão orçamentária. Planejamento, controle e uso de orçamentos – uso de orçamentos nas funções de planejamento e controle da empresa – objetivos, planos de desempenho e recursos, políticas, administração do sistema orçamentário.

    MÓDULO 13 – GESTÃO DE FATURAMENTO E DE CUSTOS HOSPITALARES (20 HORAS)

    Conteúdo: A importância para gestão de custos de hospitais. Objetivos da gestão de custos em instituições hospitalares. Valor conceito e terminologia contábil e de custos. Sistemas de custeio aplicados à gestão de custos. Sistemas de custeio por absorção. Custo de procedimentos hospitalares. Sistema de custeio direto. Departamentalização, centros de custos e rateio de custos. Sistema de custeio baseado na atividade – ABC. Formulação de preços hospitalares.

    Metodologia: Aulas expositivas e participativas, com recursos audiovisuais. Trabalhos discutindo assuntos de interesse. Leitura prévia de textos e preparação de “pappers”. Dinâmica de grupos de estudos de casos reais do segmento hospitalar.

    MÓDULO 14 – LEGISLAÇÃO HOSPITALAR (20 HORAS)

    Conteúdo: Ética – conceito. Contrato Administrativo – cláusulas necessárias nos contratos de prestação de serviços entre os órgãos governamentais e as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. Legislação sobre vigilância sanitária. Certificado de Entidades Fins Filantrópicos – conceitos, direitos e manutenção. Títulos de Utilidades Públicas – Federal, Estadual e Municipal – obtenção e manutenção. Plano de trabalho. Políticas de Saúde – Resíduos Sólidos Hospitalares. Códigos de Ética – legislação de conselho de classe – médica, enfermagem e administrativa. Códigos de Ética – legislação das comissões de prontuários de pacientes.

    MÓDULO 15 – GOVERNANÇA CORPORATIVA (20 HORAS)

    Conteúdo: Analisa aspectos teóricos e práticos das estruturas de administração dos diversos tipos de sociedade/empresas hospitalares. Formação de grupos a partir de Fusões e Incorporações, Responsabilidade dos administradores de sociedades. Problemas e soluções mais frequentes em governança corporativa: transações com partes relacionadas, conflito de interesses, comitês de assessoramento, conselhos consultivos, sociedades de economia mista.

    MÓDULO 16 – LEGISLAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL (20 HORAS)

    Conteúdo: Abordagens relativas ao campo institucional, legal, normativo e técnico dos Resíduos dos Serviços de Saúde.  A evolução do quadro legal das questões relativas à gestão dos resíduos sólidos e do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS);

    As definições, classificações, riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde, sistema de limpeza urbana dos resíduos sólidos e dos RSS. Considerações a respeito dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e dos Planos de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.

    MÓDULO 17 – SEMINÁRIOS (40 HORAS)

    Conteúdo: Políticas de Saúde e os Hospitais Filantrópicos. Financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS. Relações do Corpo Clínico e Direção dos Hospitais.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor GUSTAVO RODRIGUES DE OLIVEIRA.

Professor JOCILIANO MONTIBELER LEONEL.

Professor MARCOS EDUARDO MORETO.

Professora RENATA SOUZA LOPES.

Professor SÍLVIO CARLOS COELHO DE ABREU.

 

INSCRIÇÃO

CLIQUE AQUI E GARANTA A SUA INSCRIÇÃO

REALIZAÇÃO

APOIO

LOCAL

AAGAPE SANTA MARCELINA

Av. Harry Dannemberg, 267A – Vila Carmosina, São Paulo – SP.