INSCRIÇÕES ABERTAS

 

 

APRESENTAÇÃO

No dia 26 de abril de 2019, profissionais da saúde terão a oportunidade de participar da “I Jornada de Atendimento Integrado ao Politraumatizado do Hospital Santa Marcelina” e do “III Encontro Científico do Bloco Operatório”. O evento abordará temas científicos e assistenciais, ministrados por renomados profissionais das áreas de Politraumatismo e Centro Cirúrgico. 

Confira a programação e garanta a sua participação.

 

PROGRAMAÇÃO

 

  • 26 de abril de 2019 – 8:00 às 17:00

     

     

    7h30 às 8:00h – Recepção

    8:00h às 8h20 – Abertura

    Ir. Rosane Ghedin – Diretora Presidente da Rede de Saúde e Cultura Santa Marcelina.

    Ir. Monique Bourget – Diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) e Diretora Técnica do Hospital Santa Marcelina

    Ir. Maria Aparecida de Oliveira Matias – Diretora Geral da Faculdade Santa Marcelina

    Dr. Marco Aurélio de Campos Silva – Responsável pelo Grupo de Trauma ortopédico e Reconstrução óssea

    Dr. Mário Fuhrmann – Médico Assistente do serviço de Cirurgia Infantil do Hospital Santa Marcelina, Médico do Grupo de Atenção às Urgências – GRAU e Docente na Faculdade Santa Marcelina – FASM.

    Enfª. Fabiana Traldi Terzian – Gestora Estratégica do Bloco Operatório do Hospital Santa Marcelina de Itaquera.

    8h20 às 8h50 – Palestra de Abertura

    Leandro Marcondes – Fundador da experiência de sucesso e outras empresas, Palestrante e mentor de negócios.

    8h50 às 9h10 –  “Definição/ Epidemiologia”.  

    Dr. Laércio Robles – Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC, Membro da Comissão Especial Permanente de Residência Médica em Cirurgia Geral – CBC, Supervisor do Departamento de Cirurgia do Hospital Santa Marcelina, Mestre em Gastroenterologia Cirúrgica e Docente da disciplina Primeiros Socorros na Faculdade Santa Marcelina – FASM.

    9h10 às 9h30 – “Fisiopatologia do politraumatismo”.

    Dr. Marcelo Stucchi Pedott – Coordenador da Equipe de Anestesiologia do Hospital Santa Marcelina, Docente da Faculdade Santa Marcelina – FASM e Supervisor do Programa de Residência em Anestesiologia do Hospital Santa Marcelina.

    9h30 às 9h50 – “Atendimento Pré-Hospitalar – GRAU”.

    Dr. Mário Jorge de Castro Kodama – Cirurgião Geral e do Trauma pela Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ, Coordenador Médico da CCR AutoBAn, Coordenador Médico do SAMU 192 – Jundiaí, Médico do GRAU de Campinas, Médico Intervencionista do SAMU Regional de Limeira, Cirurgião do Pronto-Socorro do Hospital São Vicente de Paulo – Jundiaí, Preceptor do Programa de Residência em Cirurgia Geral e do Trauma da FMJ e Coordenador Docente da Liga de Cirurgia Geral e do Trauma da FMJ.

    9h50 às 10h10 – “Atendimento na sala de trauma”.

    Dr. Pedro Ferreira – Cirurgião do Trauma, Médico assistente da III Clínica Cirúrgica do HC da FMUSP e Gerente Médico do Hospital Beneficência Portuguesa e do Hospital Nipo-Brasileiro.

    10h10 às 10h30 – “Atendimento multiprofissional ao politraumatizado da urgência à sala cirúrgica”.

    Enf. Paulo Roberto da Silva Zucoloto – Enfermeiro Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pelo Instituto de ensino e pesquisa Sírio Libanes; Enfermeiro do Hospital Santa Marcelina; Docente da Faculdade Santa Marcelina – FASM.

    10h30 às 10h50 – Coffee break.

    10h50 às 11h10 – “Traumatismo cranioencefálico”.

    Dr. Paulo Napoli – Médico responsável pelo serviço de Neurologia do Hospital Santa Marcelina e Docente da Faculdade Santa Marcelina – FASM.

    11h10 às 11h30 – “Trauma raquimedular”.

    Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues – Médico Ortopedista, Cirurgião da Coluna Vertebral, Mestre e Doutor pela Unifesp e Docente da Faculdade Santa Marcelina – FASM.

    11h30 às 11h50 – “Trauma torácico”.

    Dr. Fernando C. Abrão – Médico Cirurgião do tórax e responsável pelo serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Santa Marcelina.

    11h50 às 12h10 – “Trauma abdominal”.

    Dr. Tadeu Ferreira Soares – Médico assistente do Pronto-Socorro de Cirurgia Geral do Hospital Santa Marcelina

    12h10 às 12h30 – “Trauma urogenital”.

    Dr. Heleno Diegues Paes – Médica assistente do Departamento de Urologia do Hospital Santa Marcelina e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

    12h30 às 12h50 – “Trauma vascular”.

    Dr. Marcelo Calil – Professor do Curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina – FASM, Preceptor do Programa de Residência em Cirurgia Vascular e Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo.

    12h50 às 13h10 – “Trauma ortopédico”.

    Dr. Alysson Guedes Campos – Médico Ortopedista e Assistente do Grupo de Trauma e Reconstrução do Hospital Santa Marcelina.

    13h10 às 14h10 – Intervalo para almoço.

    14h10 às 14h40 – Mesa redonda: “Politraumatismo”.

    Presidente da mesa: Dr. Alexander de Sá Rolim – Supervisor Médico do Pronto Socorro cirúrgico do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, Instrutor do curso do ATLS do núcleo do Hospital Samaritano / São Paulo, Membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Membro titular Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo.

    Dr. Marcelo Stucchi Pedott – Coordenador da equipe de Anestesiologia do Hospital Santa Marcelina, Professor da Faculdade Santa Marcelina – FASM e Supervisor do Programa em Residência de Anestesiologia do Hospital Santa Marcelina.

    Dr. Ricardo Streitas – Médico Ortopedista e Assistente do Grupo de Trauma e Reconstrução do Hospital Santa Marcelina.

    Dr. Mario Fuhrmann – Médico Assistente do serviço de Cirurgia Infantil do Hospital Santa Marcelina, Médico do Grupo de Atenção às Urgências – GRAU e Docente na Faculdade Santa Marcelina – FASM.

    14h40 às 15h – “Infecção no politraumatizado”.

    Dra. Margarete Vilins – Mestre em doenças infecto contagiosas, Supervisora da Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, Coordenadora do grupo de Semiologia e Propedêutica da Faculdade Santa Marcelina – FASM.

    15h às 15h20 – Reabilitação

    Sabrina Gurgel – Fonoaudióloga pela UNIFESP, Especialista em Adolescência pelo Depto de Pediatria da UNIFESP, Especialista em Nível de Residência pela FASM/CSSM, Especialista em Gestão em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ, Aprimoramento em Atenção Domiciliar pela UFSC, Coordenadora do Melhor em Casa da APS Santa Marcelina – Guaianases e Itaim Paulista.

    Andrea Cifuentes Folhe – Fisioterapeuta, Especialista em Geriatria e Gerontologia pelo HC FMUSP, Especialista em Redes de Atenção a Saúde pela Faculdade Santa Marcelina – FASM, Coordenadora do projeto Melhor em Casa da APS Itaquera e Cidade Tiradentes.

    15h20 às 15h40 – “Aspectos trabalhistas e previdenciários”.

    Dr. Miguel de Castro Fernandes – Médico Ortopedista, Assistente do Grupo de Quadril do Hospital Santa Marcelina, Médico perito do INSS e Mestre em Medicina do Trabalho.

    15h40 às 16h – Relato de experiência do paciente

    *Programação sujeita a alterações, sem prévio aviso.

INSCRIÇÃO

APOIO

REALIZAÇÃO

LOCAL

SANTA MARCELINA FACULDADES

R. Cachoeira Utupanema, 40 – Vila Carmosina, São Paulo – SP.